Uma atividade física regular reduz o risco de morte de doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta entre outras doenças.
ATIVIDADE FÍSICA TAMBÉM:
Ajuda a controlar o peso corporal;
Contribui para ossos, articulações e músculos sadios;
Reduz o índice de quedas em idosos;
Ajuda a aliviar a dor da artrite, artrose;
Diminui os sintomas de ansiedade e depressão e estão associadas à menor número de hospitalizações, visitas médicas e medicação;
Proporciona maior independência e autonomia para o idoso.
A Aptidão Física é a capacidade de realizar níveis moderados ou vigorosos de atividade física sem evidenciar sinais exagerados de fadiga, no entanto fatores genéticos também podem intervir Esta capacidade deve ser mantida toda a vida, pois isto significa que todas as pessoas, sejam elas naturalmente favorecidas ou não, podem beneficiar com um aumento da atividade física. A Aptidão significa não ficar cansado na realização de esforços comuns conseguindo realizar as atividades da vida com entusiasmo, suportando esforços físicos exigentes e inesperados.
Hidratação antes, durante e após a atividade física
Até duas horas antes da atividade física devemos consumir água - cerca de um copo (200 ml) ou uma garrafa (500 ml) de água mineral. Durante a atividade física devemos ingerir água a partir dos quinze minutos, continuando a ingestão a cada vinte minutos. Se a atividade física ultrapassar 60 minutos, a ingestão de bebidas isotônicas é recomendada - a água de coco, por exemplo, é um isotônico natural de baixa caloria e de elevado valor nutricional. Após a atividade física devemos ingerir água em quantidade generosa, sendo que um adulto saudável deve procurar beber cerca de dois litros a dois litros e meio de água por dia.
Calçado adequado para a atividade física
Para a adequada prática de exercícios físicos sempre é bom conferir se a sola do tênis está em boas condições de uso (sem apresentar desgaste excessivo), evitando problemas na coluna e joelhos, por exemplo.
Protetor solar
Evite praticar atividade física exposto(a) ao sol no período entre 10:00 e 15:00 hs, pois nesse período a radiação solar é maior e mais perigosa. Caso você só tenha esse horário para se exercitar é importante usar boné e óculos escuros que protejam contra os raios ultravioletas (UVA), além do protetor solar. Use protetor solar fator 15, no mínimo, passando na pele que ficará exposta ao sol, como ombros, braços, mãos e rosto. Leia sempre a bula do seu protetor solar para saber se é resistente ao suor (prefira os protetores à prova d’água ou os mais pastosos), bem como para saber quanto tempo precisará reaplicá-lo para ficar sempre protegido(a).